Serviços

Fisioterapia

Nutricionista
Performance Adventure
Sabor Natural
Ginástica Laboral
Home_gym
Avaliação Física
Performance Store
Personal Trainning
RPG
Pilates
Quick Massage
Drenagem Lilfática
Drenagem Linfática Manual

Você já deve ter ouvido falar bastante em drenagem linfática, principalmente se está pretendendo se livrar daquelas gordurinhas tão indesejáveis que lhe atormentam a vida.

O que é drenagem linfática?

A drenagem linfática possui diversas aplicações no campo da beleza. É um método fisioterapêutico de massagem altamente especializado, feito com pressões suaves, lentas, intermitentes e relaxantes, que seguem o trajeto do sistema linfático. Tem por objetivo aprimorar algumas de suas funções, trazendo vários benefícios, como redução de edemas linfáticos, inchaços pós-operatórios, lipedemas, celulite, retenção hídrica, acne, entre outros problemas. Ao mesmo tempo proporciona a regeneração e a defesa dos tecidos, aumentando a diurese e a eliminação de toxinas, desenvolvendo o equilíbrio do organismo.

Melhora as funções essenciais do sistema circulatório linfático mediante manobras precisas que acompanham os trajetos linfáticos, não sendo necessária a compressão dos músculos. A principal finalidade é mobilizar a corrente de líquidos que está dentro dos vasos linfáticos. Essa pressão leve e intermitente deve ser realizada de forma rítmica e seguir sempre o sentido fisiológico da drenagem da linfa. O método pode ser realizado por médicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e esteticistas, daí a grande importância do conhecimento desse trajeto pelos profissionais para o sucesso do tratamento. Do contrário, nada feito. Ou melhor, o efeito pode ser contrário, com o agravamento do problema.

Como acontece a circulação em nosso corpo?

O sistema circulatório é um circuito fechado formado por artérias, veias, vasos linfáticos e coração. Nesse sistema o coração funciona como uma "bomba" e a cada sístole ventricular (contração do coração) impulsiona o sangue para a aorta, que então propaga o sangue para o resto do corpo. O retorno desse sangue para o coração é feito pelas veias (sistema venoso) com a ajuda do sistema linfático, que transporta a linfa, que, por sua vez, tem o papel de reabsorver líquidos e proteínas, completando assim todo o ciclo. Existe, portanto, o sistema de irrigação, que é o arterial, e os dois sistemas de drenagem, que são o venoso e o linfático.

O que é o líquido linfático?

A linfa difere do sangue, o sangue rico em Oxigênio e nutrientes que vem pelos capilares artérias irá alimentar as células do corpo. Os capilares artérias liberam este plasma no interstício para alimenta as células ( onde é feito a troca de oxigênio e nutrientes por Gás carbônico e resíduos metabólicos ), uma pequena parte do líquido fica acumulada no interstício, pois a pressão dos capilares venosos é mais alta que o interstício. Como o sistema linfático tem um pressão negativa em torno de –3mmhg, fazendo com que a haja uma pequena sucção; que passa por dentro dos capilares linfáticos, recebe a denominação de linfa, apresentando uma composição semelhante à do plasma sanguíneo. É composta de uma combinação de proteínas, uréia, linfócitos e sais minerais. O corpo humano tem mais de 10 litros de linfa (aproximadamente 16% do peso corporal).

Academia Performance - Todos os Direitos Reservados © 2004