Serviços

Fisioterapia

Nutricionista
Performance Adventure
Sabor Natural
Ginástica Laboral
Home_gym
Avaliação Física
Performance Store
Personal Trainning
RPG
Pilates
Quick Massage
Drenagem Lilfática
Performance Adventure


As atividades ao ar livre, conhecidas como "atividades outdoor", têm sido tema de inúmeras reportagens e artigos na mídia em geral. Isso deve-se ao rápido e constante crescimento do número de adeptos, que estão em busca do contato com a natureza e da distância dos gran-des centros urbanos, com seu trânsito caótico, poluição e ritmo de vida estressantes. Ao mes-mo tempo o interesse pelos "esportes de aventura" também cresce rapidamente. Existem even-tos anuais de grande porte, e cada vez mais lojas de equipamentos e empresas de instrução recebem clientes interessados em conhecer um pouco mais seus limites ou simplesmente "quebrar o ritmo" do dia-a-dia com um pouco de emoção.

Atenta à isso, Academia Performance desenvolveu o "Performance Adventure", uma equipe com experiência em desenvolvimento e acompanhamento de grupos de ecoturismo e esportes de aventura.

São atividades com duração variada, sempre acompanhadas por instrutores e guias locais, e todos os equipamentos de segurança são fornecidos, além de instrução sobre como utilizá-los de modo correto e seguro.

As atividades também visam o entrosamento entre os alunos, pois essa é uma característica das atividades ao ar livre, o desenvolvimento do espírito de grupo. Também é visada a consci-entização ecológica, que é especialmente importante quando há crianças no grupo.

Algumas atividades:

Trilhas - 1 dia
Caminhadas em meio à natureza, geralmente com duração e dificuldade baixas. A Serra do Japi (em Jundiaí) e a Serra do Lopo (em Extrema) são alguns dos locais visitados.

Dia de Rappel - 1 dia
Descida de paredões rochosos por meio de cordas e equipamentos de frenagem. O rappel é um dos esportes de aventura mais praticados, por não exigir preparo físico dos praticantes e proporcionar boas doses de emoção com muita segurança. Os lugares mais visitados são a Pedreira do Dib (em Mairiporã) e a cidade de Pedra Bela, próxima a Bragança Paulista.

Dia de Escalada - 1 dia
Ascensão em paredões rochosos fazendo uso das "agarras" naturais da rocha para apoio das mãos e pés, e tendo todo o equipamento de segurança montado para que a atividade seja re-almente segura. Existem "vias" (caminhos para se chegar ao topo) com dificuldades variadas, o que permite que até mesmo crianças possam praticar. Alguns lugares freqüentados são a Pe-dreira do Dib (em Mairiporã), a cidade de Salesópolis, a cidade de Pedra Bela e o "Visual das Águas", na região de Bragança Paulista.

Bike Outdoor - 1 dia
Os instrutores de "spinning" (aula de fitness onde os alunos utilizam bicicletas ergométricas especiais e pedalam com velocidades e cargas variadas, seguindo as orientações de um ins-trutor) acompanham os interessados em saídas para pedalar fora da academia, em geral nas avenidas da cidade ou em áreas de menos movimento (bairros rurais).

Parque Nacional de Itatiaia - finais de semana e feriados
O final das chuvas, por volta de Maio, abre a temporada de caminhadas e atividades nas mon-tanhas, e o Parque de Itatiaia já é um destino tradicionalíssimo para o Performance Adventure. Localizado no encontro dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro é o primeiro Parque Nacional criado no Brasil. A hospedagem é feita no Abrigo Alsene, onde as conversas em torno da lareira têm sempre como tema as aventuras vividas durante o dia. São realizadas caminhadas em meio à vegetação de altitude e visitas aos picos das Agulhas Negras (ponto culminante do Sudeste com 2.787 mts) e das Prateleiras (2.540 mts), além do Vale do Aiuruoca e outras belíssimas cachoeiras.

PETAR - Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira - finais de semana e feriados
Bastante conhecido entre os amantes da natureza, o PETAR atrai visitantes de todas as idades e perfis. Esta reserva ecológica de Mata Atlântica oferece aos visitantes inúmeras opções de atividades, desde caminhadas agradáveis cruzando rios e piscinas naturais, excursões para estudantes e até radicais travessias de grutas e cavernas. Devido à geologia da região, o PE-TAR possui uma das maiores concentrações de cavernas (divididas em grutas e abismos) do mundo, e com algumas conhecidas mundialmente por sua beleza. Sem dúvida essa é a princi-pal atração do parque, e cada vez mais pessoas aventuram-se pelos belos salões que com-põem as cavernas da região. Estas ainda apresentam grande variedade de características, sendo vários os graus de dificuldade e deixando bastante satisfeitos crianças, idosos e os mais aventureiros. Outras atividades bastante realizadas no parque: trilhas à pé, mountain-bike, rap-pel em abismos, acqua-raide (descida de rios em botes individuais) e cascading (rappel em cachoeiras).

Ilha do Cardoso - feriados prolongados
Já está se tornando uma tradição a viagem de Carnaval na Ilha do Cardoso. O PEIC (Parque Estadual da Ilha do Cardoso) está localizado no sul do estado de São Paulo, e faz parte do Complexo Ecoturístico do Lagamar, escolhido pela revista americana Condé Nast Traveler co-mo o melhor destino ecoturístico do mundo. Partindo em escuna a partir de Cananéia, chega-mos a este verdadeiro paraíso, área de proteção ambiental e viveiro de aves marinhas. São possíveis visitas a cachoeiras, piscinas naturais, trilhas e ainda a focagem de jacarés no man-gue. As acomodações são simples e em pousadas familiares, porém são aconchegantes. Às 21h os geradores da vila são desligados e o incrível céu estrelado é realmente de tirar o fôlego. Aqueles que gostam de agito também têm o que fazer, o forró rola noite adentro e não atrapa-lha quem prefere descansar.

Brotas - finais de semana ou feriados prolongados
A cidade de Brotas é considerada a capital paulista do ecoturismo, e isso é bastante fácil de se comprovar ao visitá-la. A grande quantidade de cachoeiras e de trechos de rios sinuosos aca-bou por fornecer aos amantes da natureza uma variedade de atividades bastante grande, em sua maioria relacionadas com a água. O rafting (descida de rio em botes coletivos) é uma das mais tradicionais, e já apresenta variedades como o "floating", que é uma versão mais suave, com menor velocidade, e o "rafting noturno", em que os remadores usam capacetes com lan-ternas e a ajuda da luz da lua cheia. Ainda bastante procurados, temos o acqua-raid (descida de rio em botes individuais), o duck (descida de rios em canoas infláveis para duas pessoas), o canyoning (a travessia de canyons, utilizando-se de várias técnicas, como o rappel, a tirolesa e outras), e o cascading (descida de cachoeiras por meio de cordas e equipamentos de frena-gem). As atividades "secas" também são variadas, incluindo trilhas à pé, à cavalo, rappel (des-cida de paredões rochosos por meio de cordas e equipamentos de frenagem), escalada em rocha e o novíssimo arborismo, que é um circuito suspenso à altura das copas das árvores por meio de cabos e oferecendo vários tipos de obstáculos, tudo com a máxima segurança.

e-mail: adventure@performance.esp.br

Academia Performance - Todos os Direitos Reservados © 2004