Treinamento e Recuperação

Priscila Vellasco Profª de musculacão
Voltar

Os praticantes de musculação, principalmente os de nível avançado, são constantemente expostos a vários tipos de sobrecarga quanto a pesos, repetições e séries, e muitos deles podem exceder o seu limiar de tolerância.

Afim de aumentar a força e o volume muscular, é necessário que as cargas de treinamento sejam intensas o bastante para proporcionar um estímulo para adaptação. Para que ocorra essa adaptação, os programas de treinamento devem incorporar períodos de treino e períodos de repouso, alternando diferentes níveis de intensidade.

Esses fatores resultarão em um perfeito equilíbrio entre treinamento e recuperação, já que aproximadamente 50% da performance final depende da habilidade de recuperação.

Com relação a recuperação, por exemplo, se o treino está dividido em A,B,C e D, entre um dia e outro de treino “ pode ser ” de aproximadamente 24 horas e com um dia de descanso (OFF) a cada dois ou três dias consecutivos de trabalho.

Portanto, a exposição do praticante as cargas muito além dos limites, ou a recuperação muito curta, diminuirá sua capacidade de adaptar-se às novas cargas de treinamento, a performance e não atingirá seus objetivos.

Fonte: BOMPA,T. & CORNACCHIA,L.J..”Treinamento de forca de forca consciente”. São Paulo:ed.Phorte, 2000, pag.303


Academia Performance - Todos os Direitos Reservados © 2004