“Hoje em dia, o treinamento para ganho de massa muscular por meio da musculação tem se difundido para a melhoria estética, tornando o corpo mais simétrico e dando linhas à sua musculatura e melhorando sua postura”, avalia o baixarel em Esportes Eric Pomi Sousa. Esse conjunto de fatores faz com que o corpo das pessoas adquira uma forma considerada bonita para os padrões atuais, sem contar a prevenção de lesões, a manutenção ou o aumento da força e todo o lado que envolve saúde e qualidade de vida que muitas vezes não damos o devido valor.
A musculação é indicada para todas as idades, exatamente pela facilidade em adequar a sobrecarga para cada indivíduo, de acordo com o sexo, idade e tempo de prática, além da montagem de programas individualizados.
Com relação ao envelhecimento, o trabalho faz com que: o seu metabolismo aumente, diminua a perda de força e massa magra, a pessoa fique mais independente, gere o bem estar físico e mental e melhora a auto-estima.
A musculação também beneficia na perda de gordura e um dos métodos para se utilizar gordura em musculação é trabalhar em circuito, sem muitos intervalos, utilizando-se de diferentes musculaturas e principalmente monitorando a frequência cardíaca, para que esta esteja dentro dos limiares de queima de gordura. Outro benefícios são: o tecido muscular torna-se metabólicamente mais ativo, com mais músculos, o índice metabólico em repouso aumenta, o treino de força estimula a retenção do tecido muscular, entre outros.
Curiosidade!
A gordura ocupa cinco vezes mais espaço do que o músculo no organismo. Um quilo de músculo queima mais calorias, ainda que em repouso, do que um quilo de gordura. O excesso de gordura exerce peso sobre o coração, os pulmões, os rins e o fígado, sem dar nada em troca.
Ref: Revista Sporte Vida, 2003, p.32-33.