Um dos grandes males que atingem a população mundial é a dor nas costas, muitas vezes causadas por uma noite mal dormida.
Uma pesquisa realizada na Espanha revelou que a simples troca de um colchão velho pode reduzir o sofrimento de quem vive com dores.
Os pesquisadores pediram aleatóriamente que metade dos participantes dormisse em colchões muito firmes e que outra metade dormisse em colchões médio-firmes. Depois de 90 dias nos colchões novos, ambos os grupos experimentaram redução na intensidade de dor. Os colchões médio-firmes bateram uma margem significativa.
É importante saber que o sono é um dos quatro pilares para uma vida de qualidade, juntamente com a nutrição correta, exercícios físicos regulares e o controle do estresse, afirmam os estudos realizados pela Universidade do Sono de Sealy, nos EUA.
Segundo, Julio Martinho Ferreira(2004), pesquisadores alemães comprovam que o sono suficiente estimula, além da memória, a inteligência e a criatividade. Quando dormimos, nosso cérebro continua trabalhando nos problemas que nos ocuparam de dia.
Portanto, a troca do velho colchão por um novo além de reduzir o sofrimento das dores nas costas pode proporcionar uma boa noite de sono, mas é necessário estar atento, pois as dores podem ser decorrentes de outras causas.