Procedimento de segurança:
conhecer o mecanismo de frenagem: é fundamental que o aluno esteja familiarizado com o mecanismo de frenagem. Ele deve ser ativado sempre que houver necessidade de brecar o movimento da bike por completo, ou quando se deseja fazer uma desaceleração. Normalmente este mecanismo está associado ao sistema de sobrecarga da bike. Na bicicleta da schwinn, a frenagem, se dá pela elevação do dispositivo de regulagem de carga.
ter sempre uma toalha: além, de higiênicas, evitam que os alunos escorreguem no guidom.
ajustar firmemente o firma-pé: o uso do firma-pé é importante por proporcionar maior torque durante todas as fases da pedalada. Além disso, ele aumenta a segurança do aluno principal-mente em exercícios onde uma alta rotação do pedal é exigida.
prender os cadarços dos tênis: o cadarço pode se enrolar no espaço existente entre o pedivela e o pedal, a melhor saída é que o aluno prenda o excesso dos cadarços dentro de seu tênis.
correto ajuste da bicicleta: o aluno deve procurar a orientação do professor .
uso de pouca sobrecarga: o uso de pouca sobrecarga é uma das principais causas de lesão no joelho. Estas bicicletas possuem uma roda que pesa 17,3 kg., que faz com que esta, quan-do impulsionada, passa a ter uma inércia muito grande. Caso a sobrecarga seja mínima para a rotação que esteja sendo executada, a tendência é de que a força transferida dos pedais para os pés seja superior a força gerada pela musculatura. Nestas condições, o aluno tende a fazer uma contração excêntrica, no sentido de frear a roda e se manter dentro do ritmo da música, gerando uma tensão negativa no ligamento patelar.
postura incorreta:
"pé de bailarina", fase de recuperação do pedal em flexão plantar máxima do tornozelo, po-dendo ocasionar fascite plantar, tendinite de aquiles e contratura da panturrilha.
-pedalar fora do banco com o quadril muito a frente, podendo levar a tendinite patelar.
-movimentar o quadril lateralmente ao pedalar em pé sem que o tronco acompanhe, gerando uma bursite no trocanter do fêmur.
-alinhamento errado da coluna, levando ao aparecimento de lombalgias e cervicalgias.
-peso excessivo do corpo apoiado nos membros superiores /ou pegada no guidom com o pu-nho em hiperextensão podem ocasionar parestesia nos membros superior
equipamento inadequado:
-ajustar com muita firmeza as tiras do firma-pés, dificultando a circulação sangüínea.
-lesões de períneo associadas ao uso de shorts ou bermudas sem a proteção necessária a esta região.