Quando você passa dos limites.

Luciana Cristina Gonçalves( Profª Ginástica)
Voltar

O CORPO HUMANO NÃO É DE FERRO...

O nosso corpo tem limites, ao contrário do que se pensam. Os nosso mecanismos de defesa contra o stress diário, trabalho excessivo, noites de sono perdidas, ingestão excessiva de álcool e drogas lícitas e ilícitas, tem um limite. Quando esse limite é ultrapassado, o nosso corpo entra em desequilíbrio e isso resulta em doença, seja ela do próprio corpo ou da mente.

Isso funciona da mesma forma para a atividade física. É sabido que a recuperação de qualquer atividade física ou treino ocorre durante o descanso e principalmente no sono. Um dos maiores responsáveis por essa recuperação é o nosso sistema imunológico, que tem que contar com uma nutrição equilibrada e um corpo descansado para fazer o trabalho de recuperação e con-sequentemente, progressão da nossa condição física, qualquer que seja o objetivo (crescimen-to muscular, maior capacidade aeróbica, etc).

Quando existe uma sobrecarga na atividade física ou um fator de desequilíbrio, como os cita-dos no começo da dica, isto compromete o sistema imunológico, levando a um processo infla-matório agudo e generalizado no nosso corpo. Neste ponto, acontece o “overerreaching”, no qual existe uma situação de queda de rendimento, sensação de cansaço permanente, falta de apetite, insônia, depressão, falta de disposição para treinar, viroses agu-das, entre outros sintomas.

O corpo não consegue mais se recuperar a tempo entre as atividades. O importante é que, se você não reconhecer isso e não reduzir sua carga de treinamento, fatalmente levará a um estado crônico chamado de “overtraining” que pode ou não ser acompanhado de uma lesão séria ou doença geralmente infecciosa mais grave, e que exige um descanso prolongado, até de meses, para haver recuperação.

Um importante fator de desequílibrio é o nosso stress diário e é necessário o nosso auto- co-nhecimento para reconhecer quando existe um efeito do aumento da carga deste stress (decepção com trabalho, problemas familiares, amorosos, etc) sobre o nosso organismo.

Nestas situações, é prudente diminuir o volume e fazer ajustes da intensidade dos treinos/ ati-vidade física ao menos sinal “overreaching”.


Academia Performance - Todos os Direitos Reservados © 2004